Pindorama investe na ação social



A Cooperativa Pindorama mantém, no Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup), uma escola de 1º grau e cursos profissionalizantes. Em parceria com o Sebrae, Senai e Sine, oferece os cursos de culinária, corte e costura, artesanato e os de reciclagem profissional, de acordo com as necessidades dos cooperados e comunidade em geral.

Cursos como o de corte e costura oferecem serviço às mulheres da região - a exemplo da produção de bonés árabes, manga canavieira, batas, uniformes -, para cooperados, vigilantes etc. Antes, todos os produtos usados pelos trabalhadores rurais e funcionários da Cooperativa chegavam de fora. Atualmente, com a confecção das peças no local, a renda gerada vai para a própria comunidade.

Um dos mais recentes trabalhos da Pindorama é o "Projeto Amanhã" - realizado em parceria com o Sebrae e a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco) - que está possibilitando a jovens entre 14 e 21 anos a capacitação na atividade agrícola (horticultura), com aulas teóricas ministradas por técnicos da Codevasf, e a experiência na prática da lavoura. Tudo isso sem perder de vista a formação humana necessária ao seu futuro.

Já o hospital e a escola que atendem à comunidade são mantidos pela Prefeitura de Coruripe em convênio com a Cooperativa.


Coopershop