Cooperativa Pindorama




Uma idéia que gerou bons frutos



Ao chegar em Alagoas em 1953, o suíço-francês René Bertholet impressionou-se com a intensidade do êxodo rural no Estado. Membro do Plano Nacional de Colonização, ele idealizou uma cooperativa que pudesse oferecer emprego e renda para as famílias da região, desenvolvendo a qualidade de vida das pessoas em uma comunidade auto-sustentável, diminuindo, com isso, o êxodo rural. Surge então, em 1956, a maior cooperativa agroindustrial do Nordeste, a Cooperativa Pindorama.

A cooperativa gera, hoje, cerca de 1800 empregos no campo e 300 na indústria – destes, 100 na usina. Localizada na região sul do Estado, a Pindorama que possui uma área de 32 mil hectares entre os municípios de Feliz Deserto, Penedo e Coruripe é um projeto iniciado a partir de um assentamento de agricultores e que vem dando êxito desde a sua fundação.

A Pindorama é uma cooperativa comandada por pequenos produtores, onde todos os cooperados, além de fornecedores de matéria-prima são donos do negócio e participam dos lucros. Considerada o melhor exemplo de reforma agrária do país, a Pindorama destaca-se pelo sistema de cooperativismo que dá certo.

A inauguração da usina de açúcar, em 2003, significou a realização de um antigo sonho dos colonos e diversificou ainda mais a área de atuação da cooperativa que passou a produzir além de sucos, álcool e derivados do coco - o açúcar, produto de primeira necessidade na mesa dos brasileiros. Além disso, são desenvolvidos pela Pindorama, projetos de geração de emprego e renda para jovens e mulheres, como uma horta comunitária, um grupo de costureiras, fabricação de doces e vinagre.


Memorial



A Cooperativa Pindorama tem muita história pra contar: já são meio século de lutas e vitórias. O pioneirismo de Renê Bertholet ajudou a transformar a antiga Cia. Progresso Rural na maior Cooperativa Agroindustrial do Nordeste. Restou aos cooperados homenagear o seu fundador e preservar uma história construída com a força e o trabalho das famílias assentadas na região. No memorial Bertholet, pode-se encontrar móveis, máquinas, fotos, livros e objetos pessoais do idealizador e patrono da Cooperativa Pindorama. O memorial é o testemunho de um empreendimento coletivo que valoriza e preserva a sua história.

Coopershop