CAR

7/3/2018

Cooperativa Pindorama prepara força-tarefa para cadastramento do CAR

Cooperativa Pindorama prepara força-tarefa para cadastramento do CAR

A Cooperativa Pindorama, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), realiza no período de 5 a 13 de fevereiro, ações de força-tarefa para conclusão de Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades rurais  ligadas à cooperativa.

As equipes, em ação conjunta com o setor de meio ambiente da Pindorama, irão atuar em sistema de plantão, estrategicamente, nos postos agrícolas e escritório da Pindorama. Os atendimentos acontecerão das  8h às 17h, diariamente.

Segundo o gerente de meio ambiente da Pinodorama, Ewerton Ferreira,  os  produtores em débito com o CAR foram convocados por meio de notificação após um levantamento geral  para identificar os proprietários rurais que atuam nos lotes agrícolas  ainda não inscritos no sistema nacional. “A Pindorama  tem se engajado na adesão ao CAR, incentivando  seus produtores, divulgando e disponibilizando colaboradores para esse trabalho exclusivo de cadastro, inclusive de forma didática. O reforço com órgãos oficiais chega para acelerar o processo”, avaliou Ewerton. 

O prazo prorrogado pelo governo federal  se encarra em 31 de maio desse ano. Até o momento a Pindorama dispõe de 60% de seus produtores rurais inseridos no CAR. Para garantir adesão de 100% de sua população do campo e firmar seu compromisso ambiental, a  Pindorama adotou política de incentivos para  estimular aos agricultores. Alguns dos benefícios são: participação no programa de incentivo a produção;  aquisição de insumos a baixo custo; isenção de impostos na compra de equipamentos e permite maior produtividade e competitividade no mercado.

“O processo de mapeamento da propriedade rural é 100% eletrônico, sem qualquer burocrácia. Então os produtores que ainda não  iniciaram o processo, devem se dirigir diretamente ao departamento de meio ambiente da Pindorama ou ao posto agrícola mais próximo para  cumprir com sua obrigação na forma da lei ”, explica o gerente de meio ambiente.

Os produtores devem apresentar cópias e originais de documento de identidade e CPF do titular do lote, além de comprovante de residência e dados sobre o lote a ser registrado em hectares de terra.

Segundo boletim  do Serviço Florestal Brasileiro do Ministério de Meio Ambiente, o estado de Alagoas possui 58,54% de suas terras inscritas no CAR e 66.378 imóveis cadastrados. A Pindorama possui 1.100 propriedades inscritas na Cooperativa.

Coopershop