CAMPO LIMPO

16/3/2018

Mais de 500 embalagens de defensivos agrícolas são devolvidas por produtores de Pindorama

Mais de 500 embalagens de defensivos agrícolas são devolvidas por produtores de Pindorama

Atendendo ao chamado da Cooperativa Pindorama,  durante a 8ª fase ação da Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco (FPI) em conjunto com a Adeal e  a Semarh,   os colonos  devolveram 500 embalagens de defensivos  agrícolas em recipientes plásticos correpondente a polietileno de alta densidade.  A cooperativa sediou a ação itinerante, realizada nesta quarta-feira,14, que ofertou programação educativa voltada para o uso e devolução correto de embalagens.

Em defesa do meio ambiente, além de recolher as embalagens vazias, a ação também apresentou os riscos que a comunidade sofre  quando esses produtos não são retirados do campo por meio de palestras sobre  o “uso correto de produtos agrotóxicos e logística reversa”.

Uma das associadas da Pindorama que  cumpriu seu papel na devolução das embalagens foi   dona Andreia Ferreira. Ela mobilizou toda família a fim de entregar as 24 embalagens acumuladas na propriedade.

“Já presenciei casos de reutilização dessas embalagens, o que é muito perigoso e pode ser letal. Mas, com todo cuidado, trouxemos todos  esses frascos para tomar seu destino correto. Estamos cientes da importância de retirar esse produto do campo após o uso também em prol  do meio ambiente”, conta a trabalhadora rural.

A problemática da devolução   das embalagens  já está entre a cultura da cooperativa por meio de trabalhos educativos nas comunidades para alertar sobre os riscos ofertados pelo armazenamento das embalagens e descarte indevido.

“A Pindorama tem reforçado suas ações, inclusive com a campanha ‘Campo limpo’ no sentido estimular a devolução de forma voluntária, sem a necessidade de fiscalização e notificações. O produtor tem correspondido e feito sua parte”, pontuou o gerente Ambiental, Weverton Pereira.

-

Coopershop