DIA DA ÁGUA

26/3/2018

Plantio de árvores marca semana de mobilização em defesa da água em Pindorama

Plantio de árvores marca semana de mobilização em defesa da água em Pindorama

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado na passagem do dia 22 de março, o departamento de meio ambiente da Cooperativa Pindorama realizou uma ação de plantio de árvores, às margens do Rio Piauí, em parceria com a Escola Maria Rocha, para alertar à comunidade estudantil sobre a preservação dos reservatórios e  produção sustentável. O ato aconteceu nesta sexta-feira, 23, com a participação de mais de 30 alunos.

Na ocasião, os estudantes realizaram o plantio de 170 árvores nativas da Mata Atlântica. Entre as espécies plantadas estão a craibeira, o Ipê rosa, o Ipê amarelo, a paineira e o ingá, entre outras. O plantio aconteceu no trecho que fica por trás da Usina Pindorama.

A experiência complementou os conteúdos da disciplina de biologia, segundo a professora Kátia Soares. “A problemática  das reservas naturais da água precisa ser debatia e levada à diante. Nossas crianças estão levando importantes aprendizados para casa, não só sobre a defesa da água, mas também sobre sustentabilidade do ecossistema”,  declarou a professora da turma do 7º ano. “As crianças amaram e compreenderam o recado e seus papéis”, completou.

Antes do replantio de mudas, as crianças receberam orientações do gerente ambiental de Pindorama, Weverton Ferreira, sobre a necessidade de preservar o meio ambiente; a importância de cuidar da água e  manter as margens dos rios. “Foi feita uma reflexão sobre da importância dos recursos hídricos, mostrando que água e  o verde precisam um do outro para existir. As matas protegem os recursos hídricos e precisam da água”, disse em sua explanação o gestor às crianças.

Empolgadas com a experiência do plantio – muitas delas pela primeira vez – as crianças seguiram as instruções e deram suas contribuições para construção de um mundo mais verde e saudável. A aluna Aysla Raíssa, neta de colono da Pindorama, foi uma das mais entusiasmadas com a atividade em defesa da água. Ela assumiu o compromisso de sempre plantar mudas: “gosto de estar no campo e aprendo bastante.  Entendemos a importância do plantio e preservação da água, vou sempre avisar aos meus amigos”,  disse a pequena Aysla. 

Coopershop