A Cooperativa Pindorama produz cerca de 100 itens que vão às mesas das famílias de cerca de 15 estados do Brasil. Para alcançar o nível de excelência que seus produtos ofertam, a maior empresa cooperativista do Norte-Nordeste do país tem um segredo: o investimento contínuo na capacitação de mão-de-obra e expertise de seus colaboradores.
Somente nos 5 primeiros meses de 2023, a Pindorama já ofertou 11 cursos. As capacitações vão desde relações interpessoais a controle de qualidade e segurança do trabalho e de alimentos.
Higiene e segurança alimentar
A Cooperativa vem conquistando cada vez mais espaço no mercado de produtos alimentícios, levando tradição e qualidade aos consumidores. Para a gerente de Recursos Humanos da Cooperativa, Alvacy Vieira, isso é possível através da qualificação do processo produtivo do ponto de vista do fator humano.
“As capacitações da indústria de alimentos têm como objetivo elevar a excelência na qualidade da produção dos alimentos, qualificando seus funcionários em cursos que tragam o aprimoramento, principalmente de higiene e segurança alimentar.
Nessa vertente a Pindorama buscou parcerias e ofertou os seguintes cursos:
• APPCC – Analise dos Perigos e Pontos Críticos de Controle: é uma ferramenta de gestão da qualidade com caráter preventivo com uma abordagem sistemática que visa identificar pontos críticos biológicos, químicos e físicos durante as etapas de produção de alimentos, e aplicar medidas corretivas de controle a cada ponto crítico identificado.
• BPF – Boas Práticas de Fabricação: refere-se a um conjunto de práticas que asseguram as condições higiênico-sanitárias essenciais para a fabricação de alimentos, garantindo um ambiente seguro e adequado. Além disso, BPF é parte integrante dos elementos das normas de segurança alimentar.
• Segurança Alimentar: capacita os funcionários para o conhecimento técnico e o aumento dos cuidados para a prevenção de contaminação dos alimentos.
• PROGRAMA 5s: é uma metodologia aplicada para a melhora da qualidade no ambiente de trabalho através da organização, limpeza e conduta das pessoas de forma estruturada e de fácil execução.
As capacitações específicas aos cuidados com a produção de alimentos estão qualificando, somente neste primeiro semestre de 2023, um total de 360 colaboradores. Os cursos foram iniciados em abril e seguem até a segunda semana de junho.
Normas Regulamentadoras
As Normas Regulamentadoras são definidas como o conjunto de disposições e procedimentos técnicos relacionados à segurança e saúde do trabalhador em determinada atividade ou função. Todos os anos o setor de RH da Cooperativa Pindorama faz toda a organização das capacitações das NRs, que são:
NR-10 (Elétrica) para 8 funcionários. Aconteceu em janeiro e há um novo grupo de mais 6 colaboradores para junho.
NR-11 (Transporte, armazenamento e manuseio de materiais) para 40 colaboradores (junho)
NR-12 (Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos) para 40 colaboradores (junho)
NR-31 (Máquinas autopropelidas e implementos) para 40 colaboradores (junho)
NR-31 (Aplicadores de agrotóxicos, aditivos, adjuvantes e produtos afins) para 20 colaboradores (junho)
NR-35 (Trabalho em altura) para 50 colaboradores (junho).
Há expctativa que novas turmas dos cursos de NR’s sejam formadas para o mês de agosto de 2023.
Todos os cursos são ministrados por empresas certificadoras contratadas pela Cooperativa Pindorama.
Além das capacitações, outras várias ações estão previstas para acontecerem a partir do segundo semestre. Uma delas é a “Coração na Indústria”, em parceria com o SESI. A ação ofertará exames médicos voltados para o cuidado do coração dos colaboradores. A outra é “Relações Interpessoais no Trabalho”, que será ministrada pela gestora de RH da empresa, com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho mais sociável e produtivo.
Para o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, investir no pessoal é o maior retorno que uma empresa pode ter.
“Somos uma cooperativa, quanto mais qualidade e força tiver cada elo, mais nossa corrente se torna capaz de escalar novos patamares”, disse.
Empretec
Em parceria com o Sebrae-AL, a Cooperativa Pindorama vai ofertar a associados e colaboradores mais um curso de extrema funcionalidade para quem tem a intenção de se tornar empreendedor. Trata-se do Empretec.
De acordo com o Sebrae-AL, o Empretec é o principal programa de formação de empreendedores do mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil.
O curso será ministrado em meados de setembro e ofertará vagas a 25 pessoas.