Fundado com o objetivo de preservar a história de lutas e conquistas em prol do cooperativismo e associativismo por parte dos fundadores, diretores, associados e colaboradores da Cooperativa Pindorama, o Memorial Renê Bertholet é um equipamento cultural inaugurado em 1º de maio de 2000, data em que se comemora o Dia do Trabalhador e, por coincidência, lembra o dia da morte, ocorrida no ano de 1969, do fundador da Cooperativa Pindorama, o franco-suíço Renné Bertholet.
A idéia de criar um espaço para expor a história do cooperativismo local e a memória do homem que revolucionou a região partiu dos membros da diretoria da Cooperativa à época, formada por Klécio José dos Santos (Diretor-presidente), Hélio Lira da Silva (Vice-presidente) e Ana Lúcia Rocha Guimarães (Diretora-secretaria).
O Memorial funciona no casarão onde residia Bertholet. No local estão expostos instrumentos, máquinas, ferramentas, livros, utensílios pessoais de Reneé Bertholet, além de equipamentos utilizados desde a fundação da Cooperativa Pindorama, cuja inauguração ocorreu no ano de 1956. No local ainda estão guardados os restos mortais de Bertholet, além de um busto do fundador exposto no hall de entrada do museu.
O Memorial Reneé Bertholet está localizado na Avenida Vereador Venâncio Rocha dos Santos, no Centro Urbano de Pindorama, distrito do Município de Coruripe AL.